Poetisa são-tomense Conceição Lima homenageada pelo Governo

A poetisa e jornalista são-tomense Conceição Lima, foi homenageada pelo Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, esta quinta-feira (07/10) com um certificado de Mérito. A referida homenagem surge no âmbito da vitória do poema ‘’Afroinsularidade’’, da poetisa no Concurso Poemas em Tradução 2021, organizado pela revista Words Without Borders, em parceria com a Academia Americana de Poetas

Num universo de 606 poemas de 327 poetas, de 79 países, traduzidos em 61 idiomas, a “Afroinsularidade” de Conceição Lima, e o poema “0” de Lauri García Dueñas, chamaram a atenção dos Júris do concurso.

Conceição Lima, agradeceu o gesto do Governo, e defendeu a necessidade de uma maior valorização da literária e da cultura em geral, como pilares da identidade nacional.

A poetisa sublinhou ainda a urgência da reedição dos nomes fundacionais da literatura são-tomense e a aposta num Plano Nacional de Leitura, na instalação de bibliotecas escolares e no acesso ao livro, como formas de se fomentar o gosto pela leitura entre as jovens gerações, assegurando o surgimento de novos valores literários.

Entre outros aspectos, Conceição Lima sustentou também a necessidade de introduzir o ensino sistematizado da literatura são-tomense nas escolas do país.

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.