Portugal celebra o Dia Nacional dos Castelos

Portugal celebra hoje, quinta-feira (7 de Outubro) o dia nacional dos castelos. A efemérides  foi instituída em 1984, tendo sido estabelecido o primeiro sábado de Outubro como a data de comemoração.

Desde essa altura, com poucas interrupções, esta data tem vindo a ser comemorada em vários locais do país. Em 2003 a data foi fixada no dia 07 de Outubro como a data oficial. A partir da oficialização passou-se a comemorar todos os anos a referida data. O objectivo desta implementação é de promover em todo o país (Portugal), acções que visem a reflexão sobre o património histórico.

Neste dia é possível visitar gratuitamente vários castelos portugueses e conhecer um pouco mais da história destes edifícios emblemáticos da história portuguesa. É uma oportunidade de ouro para conhecer os castelos de Portugal, com visitas orientadas que permitem conhecer os castelos portugueses a fundo. Além das visitas, ainda se recria a época medieval em alguns castelos de Portugal.
Os castelos são testemunhos da memória colectiva dos povos e representam uma importante referência arquitectónica, histórica, cultural e simbólica de um país.

Portugal possui centenas de castelos e fortes, sendo alguns castelos portugueses reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar.

O Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal, e o Castelo de Óbidos são dois castelos nacionais que fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.