PR representa STP na sexta cimeira União Europeia – União Africana

O Presidente da República, Carlos Vila Nova, vai representar São Tomé e Príncipe na sexta cimeira União Europeia – União Africana, que vai decorrer nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Bruxelas, Bélgica.

O Chefe de Estado, que deixou o país este sábado, 12 de fevereiro com destino a Bruxelas, disse que levará as posições do país sobre os temas em destaque no evento, especificando a saúde e a educação, investimento para o crescimento, a agricultura, o desenvolvimento sustentável, a paz, a segurança e a boa governação.

“Como qualquer país membro de pleno direito destas organizações nós tentaremos ver até que ponto podemos capitalizar o que são as nossas posições, o que são os nossos sentimentos daquilo que são as nossas necessidades e saber que tudo dependerá do que estará em cima da mesa e um bocado da capacidade negocial”, explicou Carlos Vila Nova.

Carlos Vila Nova disse ainda que vai aproveitar o evento multilateral para procurar mobilizar fundos e ajudas para o país.

“Este tema está sempre presente quando qualquer represente de órgão de soberania se desloca [para o estrangeiro]. Nós tentamos capitalizar ao máximo, sabendo que nem sempre é possível, dado o contexto atual, mas à margem da cimeira também espero ter oportunidades para contactos bilaterais porque esta é uma sessão que se enquadra no âmbito do multilateralismo, mas é preciso também contar com as parcerias bilaterais”, disse o chefe de Estado.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.