Presidente da República empossa novos membros do XVII Governo de STP

O Presidente da República, Carlos Vila Nova presidiu esta terça-feira, 1 de fevereiro no Palácio do Povo, a cerimónia de empossamento dos novos membros do XVII Governo de São Tomé e Príncipe.

De acordo com o decreto presidencial 02/2022, Wuando Castro, Ministro da Presidencia do conselho de Ministros, Novas Tecnologias, passa a acumular a pasta dos Assuntos Parlamentares, substituindo Cílcio dos Santos que passa a ficar com a pasta da Justiça, Administração Interna e Direitos Humanos, que era ocupada por Ivete Correia, Jorge Amado ministro da Defesa, Filomena Monteiro assumiu o cargo de ministra da Saúde, substituindo Edgar Neves, que pediu demissão no mês passado e Ernestino Gomes, que substitui Eugénio Vaz no cargo de secretário de Estado das Obras Públicas e Ambiente .

A saída da cerimónia o Primeiro-ministro, Jorge bom Jesus disse que a remodelação governamental dará uma nova dinamica ao executivo.

“O ato de governação é uma dinâmica constante e, como nós sabemos, em relação a qualquer ator político há sempre o desgaste, e temos que estar conscientes de que nós todos estamos ao serviço da Nação e o espírito de missão tem que ser uma constante”, afirmou Jorge Bom Jesus.

Jorge Bom Jesus disse ainda que “é preciso adaptar a governação às novas circunstâncias”, tendo acrescentado que “a valsa das saídas e entradas [no Governo] acontecem sem dramas em qualquer governação, em qualquer latitude e a qualquer momento, nem que sejam nos últimos 10 minutos do jogo”.

O chefe do Governo são-tomense realçou que a entrada dos novos elementos “com mais fôlego é para imprimir uma nova dinâmica nesta reta final da governação”.

“É tudo que nós podemos prometer”, frisou Jorge Bom Jesus, que aproveitou para “dar conforto aos ministros que saem” do Governo e “uma palavra de sincera gratidão para a contribuição que cada um deu à causa do povo de São Tomé e Príncipe”.

 

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.