Presidente da República visita Guiné Equatorial para reforçar cooperação

O Presidente da República são-tomense, Carlos Vila Nova, encontra-se de visita oficial a Guiné Equatorial a convite do seu homólogo Teodoro Obiang, para reforçar a cooperação bilateral no setor da educação e transporte e definir novas áreas de parcerias.

Carlos Vila Nova deixou São Tomé, na última quarta-feira, 20 de abril e antes de partir disse que a visita de três dias “visa sobretudo passar em revista a situação da cooperação, a amizade que une os dois países e povos”, e assegurou que tem “o compromisso de tudo fazer para fortalecer essas relações”.

“Sabemos que além de vizinhos, partilhamos uma fronteira marítima comum, nós temos também áreas de cooperação que são muito importantes para os dois países, algumas delas já são tradicionais, como a educação”, precisou Carlos Vila Nova.

No domínio da educação, o chefe de Estado realçou que “São Tomé e Príncipe tem estudantes a frequentar o ensino superior na Guiné Equatorial” e revelou que “há um projeto em carteira para que dignitários e entidades da Guiné Equatorial frequentar o curso de aprendizagem de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe”.

“Também todos sabemos que em matéria de transportes já tem havido, quer no setor aéreo, quer no setor marítimo, atividade e ligações entre os dois países”, acrescentou Carlos Vila Nova, perspetivando que “a saúde poderá ser uma das novas áreas” a incluir na cooperação entre os dois países.

Esta é a segunda visita oficial de Estado que Carlos Vila Nova efetua ao estrangeiro desde que foi empossado Presidente da República, em 02 de outubro do ano passado.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.