Presidente são-tomense inicia a sua primeira visita de Estado em Portugal

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, inicia hoje, 05 de abril uma visita oficial a Portugal, a primeira ao estrangeiro enquanto chefe de Estado, procurando melhorar a cooperação bilateral.

O programa da visita, que se realiza a convite do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, inclui um encontro com o seu homólogo, no Palácio de Belém, com o primeiro-ministro, António Costa, e uma deslocação à Assembleia da República.

A visita oficial começa hoje com uma cerimónia de boas-vindas a Carlos Vila Nova na Praça do Império, com honras militares, seguindo-se uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores, pelo Presidente são-tomense, no túmulo de Luís Vaz de Camões.

Ao final do dia, Marcelo Rebelo de Sousa oferece um jantar oficial em honra do Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, no Palácio Nacional da Ajuda.

Na quarta-feira, Carlos Vila Nova deverá deslocar-se à Câmara Municipal de Lisboa, sendo recebido pelo presidente, Carlos Moedas, de quem receberá as chaves da cidade. No mesmo dia, tem previsto um almoço com a administração da EuroAtlantic Airways, que opera os voos da companhia aérea são-tomense, STP Airways.

No dia seguinte, o Presidente são-tomense tem ainda previstos encontros com o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, e com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho.

Carlos Vila Nova regressa a São Tomé na sexta-feira, ao final do dia, chegando na madrugada de sábado no país.

Fonte: Lusa

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.