Primeira central fotovoltaica do país já se encontra ligada a rede elétrica da EMAE

A primeira central fotovoltaica do país já está ligada a rede de distribuição elétrica da EMAE. Construída no âmbito do Projeto Energia, PNUD, para a produção piloto de 540kwp (kilowat pico) de energia, a central registou no seu primeiro dia de funcionamento uma produção de 400kw pico de energia solar.

Este projeto foi orçado em cerca de USD 690.000 financiados pelo PNUD/GEF, que além dos custos de instalação inclui também a capacitação de uma grande equipa da EMAE para a manutenção e exploração da central fotovoltaica, o fornecimento de peças sobressalentes e cobertura de 3 anos de serviços de manutenção.

A construção da primeira central fotovoltaica é executada em três fases, sendo a primeira pelo PNUD, a segunda pelo BAD com a produção de 1,7 MWp e a terceira fase pela UNIDO que irá construir um poste de corte.

A energia limpa a ser produzida pela central vai representar cerca de 10% da capacidade disponível atualmente que rondam os 20MW e irá apoiar na redução dos custos com a energia produzida a combustível fóssil que ainda é a única fonte de energia no país.

Fonte: PNUD

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.