Príncipe comemora dia internacional da floresta com plantio de árvores

Comemorou-se ontem 21 de Março o dia Internacional das Florestas. E a Região Autónoma do Príncipe comemorou o dia, com Plantio de árvores, na comunidade de São Joaquim, a Oeste da Ilha.

A Secretária Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Alice de Pina, que estava presente no local disse que ” a floresta do Príncipe é para nós o nosso cartão-de-visita, e por isso nós temos que cuidar e continuar plantando porque também sabemos que nós dependemos dessa floresta para nossa sobrevivência”.

Ao todo foram mil árvores plantadas, e a meta traçada pelo departamento regional da floresta é de cinco mil árvores por ano.

“ Conseguimos plantar por volta de mil árvores de várias espécies de valor comercial e também frutífera. E a meta é plantarmos cinco mil árvores por ano e isso é o início de muitas outras actividades para fazermos ao longo do ano, para podermos atingir o patamar estabelecido durante o ano”, disse o responsável das florestas, Júlio Mendes.

Para o Presidente do Governo Regional, Filipe Nascimento, o plantio destas árvores significa o renovar da esperança para nova geração.

“Este é um processo que deve ser contínuo, é um processo que nos leva a pensar que estamos sempre atrasados na compensação da forma como o planeta faz o uso do nosso património da biodiversidade. E no Príncipe independentemente disso, queremos dar esse exemplo que queremos um planeta saudável. E é com esta demonstração que sentimos que estamos a preparar um mundo melhor para as novas gerações”.

Filipe Nascimento disse também que “ a nossa política de conservação da biodiversidade, é transversal e hoje nas florestas sentimos que estamos não só a comemorar o dia da floresta, mas também a renovar a esperança da nova geração, e é um trabalho de todos e contamos com a colaboração de todos para que ano após ano dar esse exemplo para o mundo”.

Participaram neste evento membros do Governo Regional, Deputados Regionais, Dirigentes, Forças Militares, Parceiros Fundação Príncipe, Oikos, BirdLife, Efrican, Kua Yié, e a população em geral.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.