Pro PALOP | TL capacita 100 técnicos são-tomenses em matéria de planificação e orçamentação sensível ao género

Cerca de 100 técnicos de todos os departamentos governamentais do país,  terminam hoje, 9 de Junho uma formação de quatro dias, sobre planificação e orçamentação sensível ao género. A referida formação surge no âmbito do projecto Pro PALOP | TL e visa a elaboração do Orçamento Geral do Estado – OGE 2023 sensível ao género destinada aos técnicos das direcções administrativas financeiras ministeriais e das Câmaras Distritais.

Depois da formação a especialista de género do Pro PALOP-TL ISC, Graça Sanches, irá continuar a trabalhar, por mais uma semana, com os técnicos da direção do orçamento e planeamento na preparação do próximo ciclo orçamental.

De recordar que, na Diretiva OGE 2022, o Governo de São Tomé e Príncipe, através do Ministério do Planeamento Finanças e Economia Azul – MPFEA estabeleceu na Alinha 13 Orçamento Sensível ao Género no Setor da água e o saneamento.

Num esforço para promover a igualdade de género e o empoderamento económico das mulheres e o crescimento inclusivo o Governo iniciou com o apoio da EU, FMI e Nações Unidas, uma iniciativa piloto de Orçamentação com enfoque no género, no setor da agua e saneamento, do Ministério das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente. Neste sentido, o Governo pretende, para os próximos orçamentos alargar esta orientação aos demais setores.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.