Programa O´yes vai chegar em São Tomé e Príncipe

A diretora do Centro Olympafrica de Folha Fede, Ilca Cravid participou de 20 a 24 de Setembro num encontro dos diretores dos centros olympafrica que aconteceu em Togo-Lomé, cujo objetivo foi inteirar-se do novo programa desportivo e educativo para crianças e jovens – O`Yes, que será implementado em São Tomé e Príncipe.

Durante o curso os representantes dos Centros Olympafrica foram capacitados em matéria de “introdução do novo programa desportivo e educativo para crianças e jovens- O`YES- que significa Olympafrica Empoderamento da Juventude através do Desporto; os valores do olimpismo; objectivos dos jogos e as regras aplicadas”.


No final da capacitação todos os representantes dos Centros Olympafrica receberam materiais informáticos, fotográficos e os seus acessórios. Agora cabe a cada país pôr em prática o que aprendeu neste curso que serviu também para a troca de experiências entre os diferentes países.

O`YES é multidesportivo uma vez que pode ser adaptado a três modalidades, nomeadamente o Atletismo, Basquetebol e Futebol.

Este novo programa da rede Olympafrica que substituiu o Futebol Net, foi criado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) aos grupos avançados da Fundação Olympafrica com objetivo de emancipar os Jovens através do Desporto.

Tratou-se da segunda iniciativa do género levada a cabo pela Fundação Olympafrica internacional (FOI) para atualização do programa do desenvolvimento dos centros.

Centro Olympafrica de Anani Mathia foi onde decorreram os trabalhos em que tomaram parte vinte e seis países, nomeadamente Gâmbia, Sudão, Lesoto, Malawi, Uganda, Eswatini, Serra Leoa, Libéria, Zâmbia, Nigéria, Namíbia, Tanzânia, Moçambique, Togo, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo-verde, Guiné-Conacri, Burquina Faso, Burundi, Níger, Benim, Mali, Senegal, Costa do Marfim e Congo Brazzaville. O Tchad não compareceu.

Fonte: Comité Olímpico de STP

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.