Projeto PRO-PALOP TL capacita técnicos parlamentares e funcionários

O projecto Pro-PALOP-TL organiza o curso online intitulado “Parlamentos na prática, uma Introdução”.Trata-se de um curso prático que dá tanto aos técnicos parlamentares como aos deputados alguma noção de como funciona a Assembleia Nacional, nomeadamente o papel do Parlamento, o papel dos Deputados, o papel dos Secretariados e dos Técnicos Parlamentares.

O curso nesta primeira fase é ministrado aos funcionários parlamentares, técnicos, colaboradores e pessoal dos Grupos Parlamentares.

Segundo o Director do Gabinete de Estudos e de Revisão de Iniciativas Legislativa, Helder Matos, na qualidade de um dos facilitadores dessa formação, verifica-se em cada legislatura muitos Deputados novos sem total noção do funcionamento da Assembleia Nacional. Daí que é de opinião que esses cursos deveriam ser ministrados logo no início de cada legislatura.

Helder Matos, disse ainda que nesta fase estão a dar formação “primeiro aos funcionários parlamentares técnicos e colaboradores, pessoal dos Grupos Parlamentares e numa fase posterior, serão ministrados aos Deputados, que é também o público-alvo dessa formação”.

Acrescentou também que“ao nível da Assembleia, temos aproximadamente 30 inscritos. Devido a medidas de prevenção a pandemia, criamos vários grupos. O primeiro grupo é formado por seis funcionários. Tivemos uma semana para dar algumas indicações. No fundo criamos as condições para que os seis funcionários pudessem criar suas senhas para que a partir delas, mesmo em casa ou quando tiverem alguma disponibilidade, poderem fazer o seu curso”.

O curso comporta oito módulos e no final os participantes que concluírem terão direito a um certificado.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.