ROÇAS PERDIDAS EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

Já lá vão anos em que se davam valor as Roças. Muitos dos nossos antepassados, deram o seu sangue, o seu suor para manter a salvo, o bem mais precioso que este país já teve, mas infelizmente, este trabalho foi em vão. Muitos acordavam de madrugada para pegar na carrinha e ir trabalhar na roça, era ali que se tiravam o seu sustento e também obtinham o lucro para o crecimento da economia desta ilha.

Foram elaboradas várias estratégias e manobras, para aumentar a produtividade do Cacau, Café e entre outros produtos que a terra fornecia, por ser muito fértil e rica em recursos naturais. Com o passar do tempo, tudo quanto foi trabalhado, sacrificado para que o país fosse adiante e que agricultura e plantação destes produtos fossem uma das bases fundamental para dinamizar a economia e trazer o emprego a população desta ilha, foi deixada de lado.

Desde a proclamação da Independência de S.Tomé e Príncipe, todos decidiram abandonar definitivamente as roças e descer para a cidade para procura melhores condições de vida e esqueceram que para se ter melhor condições de vida era necessária manter nas roças que iriam ajudar essa terra a produzir e criar mais postos de empregos e também trazer investidores para investir cá e também com o tempo e ajuda de todos nós poderíamos ter hectares de terras na base de plantação orgânica, principalmente o nosso cacau que é um dos mais invejados no mundo por ser saboroso e de alta qualidade.

Onde foram parar as roças que antes eram movimentadas por tanta gente e que hoje se encontra abandonada? Onde foi parar o verdadeiro povo que antes lutavam pelo um pedaço de terra para cultivar e que hoje se contenta com o pouco que tem e nem estão ai para as consequências brusca que se aproximam? Onde está a terra que brota fertilidade por todos os lados e rica em água e sem ninguém para ajuda-la a produzir? Onde está a criatividade dos agricultores para salvar a terra que é fértil de produtos químicos? Onde está a inteligência deste povo que não enxerga a vergonha que temos em nossos rostos por não trabalhar em prol do bem-estar do país e da população?

Essas entre outras perguntas que nunca será respondida, por ser um povo que deixou para trás algo que foi de extrema importância Histórica para esse país.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: