Conheça Duda Quaresma – a são-tomense defensora da causa feminina

São Tomé e Príncipe tem vários filhos espalhados pelo mundo afora. A “Zunta Cloçon” esteve em conversa com Duda Quaresma: a escritora, empreendedora de moda e palestrante transformacional natural de São Tomé e Príncipe, radicada em Portugal.

Duda Quaresma tem uma história de vida que serve de incentivo para as outras mulheres. Filha de pais são-tomenses, apesar de ter nascido em Portugal, Duda viveu em STP até aos seus nove anos de idade. Partiu para Angola com os seus nove anos, passou por Portugal, viveu durante 19 anos em Inglaterra, e está já a dois anos no solo português. Nunca mais regressou à STP.

Filha do ex-embaixador de STP em Angola, Julião José da Costa, que faleceu em 1999, esta são-tomense diz que pretende visitar às ilhas este ano.

 Duda Quaresma não foi muito feliz na relação conjugal. Mãe de 4 filhas, a escritora teve dificuldades durante a vida, mas conseguiu superar. Hoje, tem vários projectos ligados a causa feminina.

“Enquanto mulher e mãe as maiores dificuldades é de perceber que temos que sair de uma relação em que não estamos felizes, uma relação tóxica em que envolve filhos. É preciso muita força para dizer basta”, exprimiu.

Em Maio de 2019, a empresária criou, em Portugal, a marca “o corpo fala”, – um projecto de roupas que vem com mensagens contra o abuso sexual e violência doméstica.

Questionada sobre uma possível implementação deste projecto em STP, a mesma afirmou que “esse é um dos meus sonhos: levar este projecto para STP, criar uma organização para apoiar as vítimas. Essa é com certeza a minha contribuição para o meu país”.

Formada em Gestão de Hospitalidade, esta são-tomense é também uma palestrante transformacional. Fez o curso profissional de Programação Neurolinguística (PNL) na Indonésia. “A minha voz como palestrante é para mulheres, é passar a minha experiência como exemplo de superação para outras. Participo em eventos e workshops e dou mentoria”.

Duda também tem amor pela literatura. A mesma diz ter ganhado o gosto pela escrita à 6 anos atrás.

“Foi quando fui à um evento oferecido pela a universidade em que estava. No entanto as perguntas surgiram: Quem sou eu? O que eu quero? Aí comecei a investir na leitura, na área do desenvolvimento pessoal” declarou à “Zunta Cloçon” acrescentando que “comecei com 39 anos. Escrevia apenas para mim. Aos 40, foi quando comecei a publicar”.

 Autora do livro “Powerful Mother powerful You”, em português “Mãe Poderosa Tu és Poderosa”, a são-tomense garante que brevemente a obra será traduzida em português.

Este livro é um livro de guia e inspirador, que retrata como as mães podem acreditar nas suas capacidades e competências, que elas são muito mais que mães, são mulheres que também tem sonhos e projectos. O intuito deste livro é para que as mães acreditem que a sua idade ou número de filhos não pode ser uma barreira”, salientou a escritora são-tomense.

Duda pensa ainda em publicar o seu segundo livro que se intitula “Terapia com a Escrita”, que contará com a participação de 50 mães.

 Só quem segue Duda Quaresma nas redes sociais, conhece o poder das palavras desta são-tomense que inspira as outras mulheres.

 

 

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.