Saiba quem é Gilson Leite – o líder da juventude do partido MLSTP/PSD

O são-tomense Gilson Leite foi recentemente eleito líder da juventude do partido Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP). A “Zunta Cloçon” decidiu apresentar aos seus leitores o perfil deste jovem.

Ruivo Leite, nasceu em 20 de junho de 1991 em Santana, São Tomé. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de São Tomé, o militante do partido MLSTP/PSD é também director de gabinete do ministro das Infraestruturas e dos Recursos Naturais, membro do conselho directivo da ASPF e membro de diversas plataformas Africana e Global da Juventude.

Um dos 1000 Jovens mais influentes em Africa/ Youth Changemaker em 2019, o são-tomense de 30 anos, foi Educador de Par na ASPF em meteria SSRD, Drogas e toxicodependência. Frequentou diversas Formações em Liderança, SSRD, VBG, Adaptação às Mudanças Climáticas, ODS, entre outros.

Antigo professor de Formação Cívica, Gilson é presidente e membro fundador da AJURT, o mesmo foi membro do Conselho Consultivo da Juventude da União Africana em 2018.

O novo líder da Juventude foi, também, Presidente do Movimento de Ação Jovem da ASPF, membro voluntário de várias ONGs (MAJ / ASPF, AJURT, AEC, NUSTP, SIAH), palestrante motivacional para os jovens. Também foi advogado estagiário.

O representante da juventude participou em várias conferências internacionais, representando a juventude São-tomense. Merecem destaque a Conferência da Juventude sobre a Saúde em Quénia; Conferência “Participação da Juventude na Liderança e Governação na África do Sul”; Rede Lusófona sobre as ISTs Portugal; Dividendo Demográfico na Etiópia; e conferência Juventude China – África.

Gilson Leite tem vindo a desenvolver várias campanhas de mudança de comportamento para jovens, adolescentes e mulheres de diferentes comunidades de São Tomé e Príncipe. Algumas delas merecem destaque: campanha contra a Gravidez nas Escolas, campanha contra todas as formas de violência, incluindo VBG, com destaque para a Campanha do Laço Verde e do Laço Branco.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.