Samia Hassan Suluhu é a nova Presidente da Tanzânia

A vice-presidente da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de Estado neste país da África Oriental. Após a morte do Presidente tanzaniano, John Magufuli, a vice-presidente tomou posse esta sexta-feira, 19 de Março.

Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), Samia Hassan Suluhu  tomou posse numa cerimónia oficial, em Dar es Salaam, capital económica da Tanzânia.

Hassan, uma muçulmana de 61 anos, natural do arquipélago semiautônomo de Zanzibar, prestou juramento durante uma rápida cerimônia em Dar es Salaam. Ela deve permanecer no poder até o fim do mandado de Magufuli, em 2025.

“Posso garantir aos tanzanianos que nada ruim acontecerá durante este período. Começaremos de onde parou Magufuli”, disse Hassan em um rápido discurso.

“Sejamos pacientes e nos unamos para avançar”, pediu.

Ela é uma das duas mulheres que lideram um governo atualmente na África, ao lado da etíope Sahle-Work Zewde, que tem funções honorárias.

Participaram da cerimónia vários membros do Governo e antigos Presidentes, incluindo Jakaya Kikwete.

De recordar que o Presidente da Tanzânia, John Magufuli, morreu de um problema cardíaco, nesta quarta-feira, 17 de Março, após dias de incerteza sobre a sua saúde.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.