São Tomé e Príncipe celebra o Dia do Rei Amador

Assinala-se hoje, 4 de janeiro o Dia do Rei Amador, a figura emblemática da história de São Tomé e Príncipe, considerado líder da revolta dos escravos em 1595 que destruiu mais de 70 engenhos de cana-de-açúcar e todos os outros líderes.

Amador Vieira , mais conhecido como Rei Amador , era membro do rei dos angolanos e líder de uma famosa rebelião de escravos ocorrida em 1595 nas ilhas de São Tomé e Príncipe . Segundo alguns documentos históricos, Rei Emadir foi “um escravo” que evitou a escravatura e mobilizou todos os angolares juntamente com outros africanos e fez uma nação livre no meio das referidas ilhas.

Rei Amador “Viera” liderou em 1595 uma revolta de escravos, na tentativa de libertar as ilhas do regime colonial português e pôr fim ao trabalho escravo nas plantações de cana do açúcar.

O Rei Amador, considerado rei dos Angolares (escravos vindos de Angola) terá sido preso e morto em 1596.

Em 9 de julho de 1595, Rei Amador e seu povo, os angolares, aliados a outros escravos africanos de suas plantações, marcharam para as matas interiores e lutaram contra os portugueses. Conta-se naquele dia que Rei Amador e seus seguidores hastearam uma bandeira diante dos colonos e proclamaram Rei Amador rei de São Tomé e Príncipe, fazendo-se “Rei Amador, libertador de todos os negros”.

Entre 1595 e 1596, a ilha de São Tomé foi governada pelos angolares, sob o comando de Rei Amador. Em 4 de janeiro de 1596, foi capturado, enviado para a prisão e mais tarde executado pelos portugueses.

A data se tornou feriado nacional em Março de 2004, aprovada pela Assembleia Nacional (Parlamento), na sequência de um projecto-lei que se insere no âmbito da política de preservação da história e da cultura são-tomense.

Ainda hoje, lembram-se dele com carinho e consideram-no um herói nacional das ilhas.
A comemoração do dia do Rei Amador, este ano 2022 é marcado por um Passeio Ciclístico, na manhã desta terça-feira (4), em um percurso de 14 km pelas principais ruas centrais do Distrito de Água- Grande.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional dos Estudantes, em parceria com a BikeSolutions STP.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.