São Tomé e Príncipe comemora dia do Bocado

Assinala-se hoje , dia 17 de Fevereiro, em São Tomé e Príncipe o dia Nacional do “Bocado”.Tradicionalmente São Tomé e Príncipe comemora o dia do Bocado  na quarta-feira de cinzas(primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental).

O ritual é feito na hora do almoço, onde estendem uma esteira no chão, e a Matriarca da casa sentada numa cadeira com um prato de Calulu e uma colher na mão, dava aos seus filhos e netos que iam de joelhos ao seu encontro, uma colher de calulu na boca, começando pelo filho  mais velho e terminando com o membro da família mais  novo .

Neste dia são confeccionados em todas as famílias são-tomenses os pratos típicos de “calulu, arroz doce, izaquente de azeite de palma”.

Embora a comemoração deste dia esteja em desacordo com a Igreja no que toca ao apelo ao jejum  e abstinência, a comemoração deste  ritual tem o impacto positivo, pelo facto da comemoração do bocado ser um encontro de  partilha familiar com grande significado e  conteúdo religioso, que deve ter o apoio da Igreja, desde que contribua verdadeiramente para aprofundamento e união do laço familiar na sociedade são-tomense.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.