STP e China assinam acordo para requalificação do aeroporto internacional de São Tomé

São Tomé e Príncipe e a República Popular da China assinaram hoje, 29 de junho um acordo para requalificação do aeroporto internacional de São Tomé. O documento foi assinado pelo director do Gabinete dos Estudos, Planeamento e Empresas Pública, Elísio Vaz e pela Conselheira da Embaixada chinesa, Hao Quinmei.

A cerimónia foi testemunhada pelo ministro da Presidência, Conselho de Ministros, Novas Tecnologias e Assuntos Parlamentares, Wuando Castro bem como a Conselheira da Embaixada chinesa, Hao Quinmei.

Na sua intervenção, o ministro da Presidência, Conselho de Ministros, Novas Tecnologias e Assuntos Parlamentares, Wuando Castro considerou o projecto de “estruturante” e “a muitos anos ambicionado” que hoje deu o passo decisivo para a sua concretização.

Segundo ainda o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Novas Tecnologias e Assuntos Parlamentares o “projecto vai permitir acima de tudo que de certa forma nós comecemos a desencravar o país, a criar possibilidade de aterragem de aviões de maiores portes, receber vários voos em simultâneo, vai permitir a extensão da pista sobretudo para o mar em mais 600 metros, vai permitir também requalificação dos edifícios e aumentar a nossa capacidade de parqueamento de aeronaves”.

Wuando Castro avançou ainda que “acreditamos que nos próximos seis meses, se tudo correr bem, poderemos então estar a lançar a primeira pedra deste projecto”.

Por sua vez, a Conselheira da Embaixada da China, Hao Quinmei frisou que “isto não é apenas o resultado do nosso trabalho anterior, mas, também significa que estamos mais próximos do início da construção”.

“Acredito que com a estreita colaboração entre as duas partes, este dia (o arranque das obras) chegará o mais rápido possível”, precisou.

A cerimónia contou também com a presença de Zhou Jun, em representação da empresa chinesa de consultoria, a IPPR, envolvida nos estudos de viabilidade e ambiental do projecto.

 

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.