STP faz uso da vacina suspensa por mais de 20 países

São Tomé e Príncipe iniciou ontem a sua campanha de vacinação, através da vacina da Oxford/AstraZeneca, num momento em que vários países decidiram suspender temporariamente o uso desta vacina, após relatos de formação de coágulos sanguíneos em pacientes que receberam doses.

A vacina esperada por todos está a causar dúvidas no seio da população de vários países. É o caso de Portugal – que suspendeu o uso desta vacina no mesmo dia em que STP iniciou a sua campanha de vacinação.

Foram registados dois casos de tromboembolismo em Portugal, ainda em estudo. A Direção Geral da Saúde declarou que as reações são “extremamente graves e extremamente raras”.

Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde informou não haver evidências de que os incidentes sejam causados pela vacina desenvolvida pela AstraZeneca. O certo é que 21 países já suspenderam o uso desta vacina, por precaução em saúde pública.

Por enquanto são esses os países que suspenderam o uso da vacina AstraZeneca: Portugal, Suécia, Letônia, França, Alemanha, Itália, Espanha, Luxemburgo, Chipre, Eslovênia, Indonésia, Países Baixos, Irlanda, Bulgária, República Democrática do Congo, Tailândia, Romênia, Islândia, Dinamarca, Noruega, Áustria.

O regulador de medicamentos da União Europeia (EMA) disse que se reunirá na quinta-feira para analisar a situação e afirmou que os benefícios da vacina superam os riscos.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.