Termina a formação de capacitação de realizadores são-tomenses em matéria de residência artística

Terminou no dia 19 de dezembro a formação de capacitação dos 11 jovens realizadores são-tomense em matéria de residência artística no ambito do Protejo São Tomé Film Lab.

A cerimónia de encerramento decorreu no Centro Cultural Português e foi marcada com a entrega de certificados aos participantes.

O formador, Enerlid Franca disse que estes jovens realizadores então preparados para entrarem no mercado cinematográfico.

“Estes novos realizadores se preparam para entrarem no mercado cinematográfico de São Tomé e Príncipe, de certa forma já vieram preparados, felizmente o que facilitou de medida o trabalho que foi aqui desenvolvido, trouxeram já projetos com bastante identidade, projectos com histórias marcantes, histórias de merecem ser contadas, disse Enerlid Franca acrescentando que “esses dez dias intensos com formadores nacionais e internacionais, possibilitou sobre tudo peneirar, mas essencialmente melhorar e polir as historias desses formandos, e transformar algumas dessas historias em filme”.

Franca sublinhou ainda que “os formandos estão aptos, para produzir as suas curtas-metragens. Nós estaremos ao lado de todos os formandos no sentido de lhes apoiar tecnicamente”.

E por sua vez, a formanda Jessica Lima, frisou que “acredito que o cinema educa, e é esse o meu papel como cineasta fazer com que a população converse mais sobre o feminicídio, infelizmente após o Covid-19, houve um aumento de vitímas de violência doméstica, e eu acredito que é o meu papel como ceneasta é fazer debater, avançou Jessica Lima.

Lima avançou também que “um dos meus objetivos é levar este projecto as escolas para que haja um debate saudável entre os jovens para que eles saibam sobre o feminicídio. Estes temas têm que ser debatidos desde muito jovem para que possamos ter um futuro sem ou com menos caso de violência”.

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.