Visita do CNJ á Região Autónoma do Príncipe

Conselho Nacional da Juventude – São Tomé e Príncipe visita a Região Autónoma do Príncipe

Presidente CNJ-STP Calisto do Nascimento Diretor do IJ, Carlos Tiny

 

O presidente do Conselho Nacional da Juventude de São Tomé e Príncipe(CNJ-STP) Calisto do Nascimento e o Diretor do Instituto da Juventude (IJ), Carlos Tiny realizaram uma visita  a ilha do Príncipe no passado dia 18 de fevereiro, no âmbito do projeto de formação em competências para vida que tem levado a cabo no país com financiamento da UNICEF .

“Convidamos o diretor do Instituto da Juventude para acompanhar o CNJ nesta viagem de forma a inteirar das  preocupações da juventude e porque o CNJ, acredita que só trabalhando juntos,  é que conseguiremos”.

O Conselho Nacional da Juventude de São Tomé e Príncipe tem vindo a ter um papel muito importante na inclusão e descentralização da juventude, percorrendo ano passado aproximadamente 120 comunidades em São Tomé e na Região Autônoma do Príncipe, criando assim cada vez mais , maior participação dos mesmos.

Neste âmbito o CNJ realiza o 2º encontro dos formadores em competências para vida na cidade de S. António, concretamente no Centro Cultural do Príncipe, com financiamento da UNICEF, o mesmo serviu para troca de experiência entre os formadores, entrega dos materiais para os formadores, incentiva-los para continuarem as formações e fazer o acompanhamento de perto das formações.

Após a formação  a comitiva  liderada pelo Presidente do CNJ-STP e o  Diretor do IJ percorreram  algumas comunidades da região, nomeadamente, roça Abade, Pincatê, Porto Real ,para auscultar os jovens e principalmente motiva-los.

 

O ponto alto desta  visita foi o  encontro com o presidente do Governo Regional, Engº Jose Cardoso Cassandra, onde forma colocadas algumas questões como:

  • Formação em competências para vida;
  • Criação de melhores instalações para o secretariado regional;
  • O que existe no orçamento regional para juventude;
  • Empreendedorismo sustentável;
  • Maior atenção para os jovens.

O mesmo demonstrou total interesse em apoiar o CNJ.

A  agenda foi também preenchida com o encontro com secretario para assuntos sociais e por ultimo com o secretario regional do CNJ, onde o principal tema foi a autonomia do secretariado regional, e a direção do CNJ assumiu o compromisso de materializar este objetivo, através da criação de uma extensão da conta do CNJ para região de forma que possam desenvolver as suas atividades com maior facilidade.

Fonte CNJ-STP

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: